segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Benefícios de usar protetor solar  

Manhas causadas pelo sol .

Embora associado a ação do sol e do calor, os protetores solares, ao contrário do que se imagina, deve ser usado tanto em dias de sol como em dias nublados. O motivo é que o sol emite radiação UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B), a qual incide diretamente na pele exposta, e, em dias nublados, essa radiação diminui apenas 10%.
Os raios UVA agem rápido, proporcionando o bronzeamento, e são responsáveis pelo envelhecimento e pelas alergias da pele. Os raios UVB demoram mais tempo pra agir e o bronzeamento aparece mais tarde. Porém, após algumas horas, o tipo de raio UVB pode provocar queimaduras solares, sendo potencialmente mais perigosos, pois podem provocar câncer de pele.
Para quem gosta de aproveitar ao máximo o verão, a solução é recorrer ao protetor solar. O seu uso deve ser obrigatório para todas as pessoas que estão expostas diariamente sob a ação do sol. Porém, quem trabalha ao ar livre deve usá-lo, pois também está sujeito a radiação solar, seja na sombra ou no sol.
Existem no mercado vários tipos de protetores solares à disposição, porém, com Fatores de Proteção Solar (FPS) variantes. Até 2009, a Academia Americana de Dermatologia recomendava o uso de filtros solares com FPS igual a 15; no entanto, hoje, a recomendação é que se utilize protetor solar com FPS 30 ou mais. O FPS define quanto tempo você pode se expor ao sol antes de ficar vermelho. O FPS amplia o tempo de exposição aos raios UVB proporcionalmente com o número: se você fica vermelho após 10 minutos sem proteção, com a utilização de protetor solar com FPS 30, seu tempo multiplica por 30, ou seja, você garante 300 minutos de proteção aos raios UVB.
Segundo o médico dermatologista Sonir Iseu Jaskulski, a ação do sol em nossa pele causa o “fotoenvelhecimento” e câncer de pele, por isso, é imprescindível o uso de protetor solar, principalmente pessoas de pele clara, que são mais suscetíveis à ação da radiação solar. Sonir ressalta que o uso deve ser feito mesmo quando à sombra, pois a radiação incide na pele tanto direta quanto indiretamente. O dermatologista esclarece que não há contraindicações para o uso, o qual é recomendado em qualquer época do ano. A falta de conscientização e os efeitos tardios são responsáveis pela relutância do uso do protetor solar pela população, pois o mesmo é encontrado em qualquer farmácia da cidade por preços que variam de R$13,00 a R$37,00 para filtros com FPS 30 de 120ml.

Por Emerson Scheis
http://anoticia.com/sitenovo/?p=5880

Um comentário:

  1. Com a chegada do verão, é imprescindível o uso de filtro solar. Tanto em dias nublados como e dias ensolarados, como diz o texto. Caso ao contrário, o não uso do filtro solar pode ocorrer manchas na pele, envelhecimento e alergias. O motivo dado para essas consequências são que os raios UVA e UVB emitem raios diretamente na pele exposta ao sol e sem a proteção de filtro solar.

    ResponderExcluir